
Entenda como realizar o transporte de cargas eficiente
23 de novembro de 2021
Fique por dentro: veja quais são as etapas do processo do transporte de cargas
27 de janeiro de 2022O setor logístico teve sua origem na antiguidade, embora a sua importância só tenha sido reconhecida na época das grandes guerras mundiais. Desde então, o setor cresceu e se transformou ao longo dos anos, tornando-se hoje uma das principais atividades econômicas.
Sendo assim, as primeiras atividades logísticas surgiram apenas com o objetivo de valores agregados à venda. E somente com o passar dos anos que surgiu a logística de pós-venda, o qual também passou a ter como objetivo principal a satisfação e fidelização dos clientes. Isso porque, até hoje, as empresas visam proporcionar benefícios aos seus clientes e manter um bom relacionamento.
Neste contexto, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir conheceremos os principais fatos históricos do setor logístico.
A evolução da logística no Brasil
A logística no Brasil surgiu por volta de 1960, com o mercado pouco competitivo e com grandes dificuldades na manutenção do estoque. Por essa razão, era crucial que houvesse mudanças nas atividades do setor, a fim de que fossem realizados com maior eficiência.
Desse modo, já na década de 1970, o setor teve suas primeiras mudanças, por meio das atividades automobilísticas que exigiam movimentação e armazenagem de peças. Além disso, nesta mesma época surgiram importantes órgãos para o setor, como a Associação Brasileira de Administração de Materiais (Abam), a Associação Brasileira de Movimentação de Materiais (ABMM) e o Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais (Imam).
Ademais, em 1984, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) criou o primeiro departamento de logística dentro de uma organização no país, com isso, houve evolução importante nas etapas de transporte e armazenagem. E ainda, na década de 1990, a logística brasileira ganhou maturidade comercial, uma vez que nessa época houve a redução de alíquota no país.
A implementação da tecnologia no setor logístico
O uso da tecnologia no setor logístico tem sido cada vez mais primordial na evolução do setor, principalmente para o crescimento de mercado.
Assim sendo, em 1970, os caminhões eram considerados apenas um veículo para o transporte de cargas, já que não havia o compromisso com seu desempenho operacional. Contudo, a tecnologia tem mudado essa realidade, pois com a implementação de de recursos tecnológicos nos veículos, o modal rodoviário cresceu e se automatizou, aumentando a eficácia em suas operações.
Outro ponto crucial, foi a fase dos dados eletrônicos, onde as informações manuais passaram a ser digitalizadas por meio de códigos de barras e controle de estoques. A partir disso, os processos ficavam mais velozes, mesmo que a internet ainda estivesse no início, pois as mudanças já eram perceptíveis.
Devido a isso, aos poucos foi sendo implementado diversos softwares que otimizam as operações logísticas como por exemplo, o TMS, WMS, roteirizadores e sistemas de rastreamento. Estes que são os mais utilizados pelas empresas do setor e que possibilitam uma logística mais assertiva.
Marketing
A saber, o marketing no setor logístico se consolidou como atividade gerencial nos anos de 1970. Deste modo, utiliza-se os 4Ps como principal estratégia na intenção de agregar valor ao produto. Sendo que a praça ou distribuição é um dos pilares do marketing no setor, isso porque quando bem definida torna-se um dos maiores aliados juntamente com a tecnologia. Neste sentido, a logística passou a ser dividida em quatro etapas, entre as quais estão: processamento de pedidos, armazenagem, estocagem e transporte.
Logística Reversa
Nos anos 2000, com o crescimento da conscientização global, as empresas passaram a ter maiores responsabilidades sustentáveis. Com isso, surgiu a logística reversa, processo diferente do tradicional, o qual tem como objetivo recolher os produtos e remover ativos da cadeia de suprimentos e ao mesmo tempo cuidar do meio ambiente.
Mulheres no transporte de cargas
Costumeiramente, o transporte de cargas era uma atividade praticada por homens, mas essa é uma realidade que vem sendo mudada. Há algum tempo, o número de mulheres nas atividades do setor vem aumentando, principalmente na condução dos caminhões, ou seja, realizando distribuição e entregas.
Dessa forma, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Transportes (CNT), já existem aproximadamente 10 mil mulheres conduzindo caminhões nas rodovias do país. E mesmo que isso ainda represente apenas 0,5% da categoria, é um fato significativo, pois acredita-se que este número cresça e diversifique ainda mais o setor.
Vendas pela internet
Certamente, um dos mercados que mais crescem nos últimos anos é o de compras e vendas pela internet. Por isso, a logística também precisou se reinventar no intuito de acompanhar essa tendência. Em função disso, os supply chain management, também conhecido por gerenciamento da cadeia de suprimentos, é visto como a melhor estratégia para tornar o setor competitivo e permite firmar parcerias que facilitam este tipo de operação.
Logística no século XXI
A logística no século XXI tem como principal característica a automatização dos processos, visto que com aplicações da inteligência artificial, tem modificado a execução e padrões das tarefas rotineiras do setor.
Só para exemplificar, os fluxos de movimentação de materiais e armazenagem se tornam mais rápidos e seguros, por meio de programação. Além do que, otimiza a contagem dos estoques, possibilita o rastreamento de mercadorias, roteiriza trajeto de entregas, organiza as informações, entre outros.