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24 de fevereiro de 2022O processo do transporte de cargas tem como objetivo organizar a distribuição de suprimentos, a fim de disponibilizar a quantidade necessária de mercadorias e entregá-las no prazo estipulado. Além disso, o processo logístico exige que sigam as normas padrões de qualidade e segurança no intuito de garantir eficiência nos serviços prestados.
Etapas do processo do transporte de cargas
Administração do transporte
Primeiramente, a etapa inicial no processo de transporte de cargas refere-se às conversas e negociações com os clientes. Já que no primeiro momento será analisado os custos, estruturas, modalidades de entregas, prazos, entre outros. Ou seja, uma boa administração fará toda a diferença na decisão de contratação ou não dos serviços de transporte.
Neste contexto, as empresas logísticas se organizam para que seus serviços sejam contratados. Lembrando que fatores como segurança, qualidade e agilidade também são analisados, por isso, as operações necessitam de melhorias contínuas.
Manutenção da frota
As transportadoras costumam verificar as condições de cada veículo antes que saiam para realizar as entregas. De modo geral, são os próprios motoristas ou a equipe mecânica que fazem as vistorias e analisam freios, motores e óleo, a fim de constatar que os veículos tenham condições de seguir viagem.
Conferência da carga
Realizar a conferências de cargas é uma etapa importante do processo, pois ocorre a identificação das mercadorias por tipo e quantidade. Com isso, evitam-se erros durante as operações que certamente ocasionariam em prejuízos. Além do mais, recomenda-se cuidados especiais com produtos perecíveis que precisam de acondicionamento durante a armazenagem.
Roteirização
A roteirização de cargas trata-se do planejamento de rotas alternativas e inteligentes para otimizar os prazos de entrega e auxiliar na tomada de decisões em casos de possíveis adversidades. Em vista disso, este sistema auxilia na definição das melhores rotas e assim, evitam-se atrasos, fluxos de trânsito, pedágios, rodovias perigosas e etc. Por esse motivo, os gestores têm investido cada vez mais na roteirização visto que proporcionam agilidade e redução de custos nas operações logísticas.
Controle do transporte
O controle do transporte visa otimizar o processo, resultando em agilidade nas atividades, maior confiabilidade ao cliente e controle financeiro. Dessa maneira, monitora-se todo ciclo operacional, ou seja, da contratação do transporte até as negociações. Devido a isso, com a utilização de softwares ajuda em atividades como por exemplo, monitoramento, conferência das faturas, ocorrências de atrasos e confirmação de embarque.
Descarregamento e entrega
Na etapa de descarregamento e entrega, o motorista ou equipe responsável realiza uma nova conferência com a finalidade de averiguar se a mercadoria encontra-se em perfeitas condições. Neste sentido, esta conferência ocorre de acordo com as anotações, e caso esteja tudo em conformidade, a entrega é realizada ao consumidor.
Indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho logístico tem o intuito de avaliar e medir a atuação durante os processos, o qual deve atender estratégias e metas estabelecidas. Posto isso, os principais indicadores analisam tempo em trânsito, devoluções e pontualidade nas entregas, e a partir dos resultados verificam se as metas estão sendo atingidas.
Portanto, estas são as etapas do processo do transporte de cargas, os quais asseguram a qualidade e eficiência dos serviços prestados. Contudo, cada etapa exige que sejam executadas adequadamente, pois uma influencia a outra e caso ocorram falhas podem gerar prejuízos.